Katuena

Os Katuena pertencem ao conjunto de povos hoje mais conhecidos pela designação genérica de Waiwai, habitantes das terras indígenas Trombetas-Mapuera, que abrange os estados do Pará, Amazonas e Roraima. No entanto, Waiwai é o nome de apenas uma parte, majoritária, de seus habitantes. Ali vivem também os Katuena, e outros grupos como os Hixkaryana, Mawayana, Xereu, Cikiyana, Tunayana, Yapîyana, Pianokoto e Waimiri-Atroari. Os Katuena vivem também em algumas aldeias misturadas no Suriname. Somam ao todo cerca de 500 pessoas. A produção material dos Katuena confunde-se com a dos outros grupos que habitam o mesmo território.

Assim como o Waiwai, língua que vem se tornando mais comum entre estes grupos, o Katuena é uma língua da família Karib, falada apenas por algumas dezenas de pessoas e hoje praticamente em extinção.

No Suriname os Katuena são conhecidos como Tunayana e vivem em comunidades waiwai. Nos anos 1960, alguns missionários levaram um grupo de Tunayana, juntamente com alguns Waiwai e alguns Mawayana, para comunidades Tiryió, habitantes do Parque do Tumucumaque, norte do Pará, para aprenderem sua língua e ajudá-los a converter os membros desta etnia. Estes Tunayana ficaram no Suriname e agora falam majoritariamente Tiryió como primeira língua.

Conheça mais sobre as etnias

2018 BEĨ .:. Todos direitos reservados.





Create - Soluções Online