Exibição do filme "Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral"

23/02/2024

Da floresta ao museu 


Filme propõe uma reflexão sobre arte indígena a partir de uma exposição no Japão

No dia 18 de março, o Espaço Itaú de Cinema exibirá o documentário Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral, surpreendente reflexão sobre a arte indígena brasileira. O filme registra a abertura da mostra Bancos dos Povos Indígenas Brasileiros: Imaginação Humana e Fauna Selvagem, que ocorreu no Museu Metropolitano de Arte Teien de Tóquio entre junho e setembro de 2018 com os bancos da Coleção BEĨ, aprofundando as discussões que apresenta em depoimentos de artistas indígenas e de artesãos e estudiosos japoneses.

O documentário contrapõe a esse registro cenas da aldeia Kaupüna, Território Indígena do Xingu, entrevistando artistas e mostrando a fabricação dos bancos desde a escolha das madeiras até o acabamento final, expondo as técnicas e ferramentas utilizadas, as pinturas com grafismos típicos e a simbologia que os atravessa. Alternando-se entre esses dois universos, Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral propõe documentar a revelação dos bancos indígenas brasileiros, para os artistas que os produzem e para o mundo, como obras de arte.

Com esse intuito, o filme evidencia uma proximidade tão inesperada quanto incontestável entre o mundo dos povos indígenas do Brasil e o Japão. O pontos de contato entre essas culturas – ambas ritualizadas, animistas, permeadas pela reverência à tradição e a abertura para o novo – vão sendo revelados pelos depoimentos de Toyojiro Hida, diretor do Museu Teien, Shuji Nakagawa, importante artesão japonês, Mayawari Mehinaku, artista xinguano, e Toyo Ito, arquiteto laureado com o Prêmio Pritzker em 2013 que assinou a expografia da mostra.

É especialmente interessante, aliás, acompanhar como a montagem foi pensada para despertar nos visitantes tanto o fascínio pela beleza como o assombro e a inquietação provocados pelas figuras silenciosas dos animais esculpidos na madeira, vindos das florestas brasileiras para o ambiente  asséptico e branco do museu japonês.

Dirigido por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Pedro Jezler e Rafael Costa*, Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral fala de ancestralidade, arte e identidade ao mesmo tempo que celebra a sofisticada cultura dos povos originários brasileiros.

18.03.2024 

19h - Abertura da Exposição 

20h - Exibição do Filme
Espaço ltaú de Cinema 

R. Augusta. 1475 - Consolação. São Paulo


RESERVE O SEU LUGAR AQUI!


 * Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim são os fundadores da Coleção BEĨ; Pedro Jezler foi responsável pelas filmagens no Japão, e Rafael Costa pelas filmagens e fotografia no Território Indígena do Xingu.

Veja também:

Mostra Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos chega a Belém com 142 peças de artistas de 40 etnias

23/02/2024

Bancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez no Pará e poderão se...

Leia mais

Exposição Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos em Washington, DC, EUA

13/02/2024

Os Bancos indígenas da Coleção BEĨ estão nos EUA!Expostos pela primeira vez na Améric...

Leia mais

Nota de falecimento | Rafael Costa

06/02/2024

A BEĨ Editora comunica, com grande pesar, a partida precoce de Rafael Costa. O autor ...

Leia mais

2024 BEĨ .:. Todos direitos reservados.





Create - Soluções Online