Bancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez no Pará e poderão ser conferidos de 15 de março ate- 30 de julho, no Museu do Estado do Pará. Entrada é gratuita
Os bancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez em Belém. As 142 peças apresentadas foram esculpidas por artistas de 40 etnias que habitam o Território Indígena do Xingu e da Amazônia brasileira. A mostra também apresenta registros – imagens e vídeos, do fotógrafo Rafael Costa.
Os bancos indígenas estão entre a arte e o artefato, o objeto sagrado e a mercadoria, a tradição e a experimentação, preservando características que revelam a grande sofisticação estética dos povos originários do Brasil. Feitos em madeira, muitas vezes em formato de animais ou geométricos, decorados com grafismos ou coloridos com pigmentos diversos, eles espelham o universo cultural e a cosmologia das etnias que os criam e ajudam a reconstruir toda a variedade, a diversidade e o refinamento das culturas ancestrais brasileiras, que permanecem vivas e em contínua transformação.
Agora, o público paraense terá a oportunidade de compartilhar do deslumbramento estético com a beleza das formas, cores, grafismos e texturas dos bancos indígenas brasileiros que deu origem à Coleção BEĨ. A trajetória da coleção, no entanto, não parou no encantamento, mas seguiu em direção a uma compreensão mais profunda de seus significados. Difundir esse aprendizado é um objetivo da exposição.
SERVIÇO
Exposição Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos
Abertura:
15 de março de 2024
18h30
Museu do Estado do Pará
Palácio Lauro Sodré, Praça D. Pedro II
Visitação:
15 de março a 30 de julho de 2024
terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Uma importante amostra da produção artística dos povos originários brasileiros será ...
Leia maisDa floresta ao museu Filme propõe uma reflexão sobre arte indígena a partir de ...
Leia maisOs Bancos indígenas da Coleção BEĨ estão nos EUA!Expostos pela primeira vez na Améric...
Leia mais2024 BEĨ .:. Todos direitos reservados.