A exposição “Bancos indígenas do Brasil” chega a Primavera do Leste, MT
40 bancos produzidos por povos do Xingu, Sul da Amazônia, Amazônia Oriental, Calha Norte e Noroeste Amazônico, reunindo 29 etnias, além de fotografias de Rafael Costa.
A Coleção BEĨ abre sua próxima exposição na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, dia 25 de maio (quinta-feira), a partir das 19h30, no Salão da Águas (anexo à Secut). A curadoria da mostra, assinada por Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, reuniu 40 bancos de 29 etnias, compondo um recorte representativo da diversidade e sofisticação da produção de bancos indígenas no Brasil. Entre as etnias encontram-se Aweti, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana e outras. A entrada é gratuita.
O acervo da coleção nasceu de um deslumbramento estético com a beleza das formas, cores e grafismos dos bancos indígenas brasileiros. Uma curiosidade sobre a produção das obras é que elas são talhadas a partir de um único tronco de madeira e pintadas com resinas naturais, como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum. O grafismo e formato das peças espelham o universo cultural e a cosmologia de cada etnia que os criou. Os bancos são geométricos ou zoomórficos, refletindo a diversidade da fauna das regiões de que provêm; entre os animais mais representados estão o tamanduá, a anta, a onça e os pássaros.
Serviço:
Período: 25/5 até 30/6/2023
Segunda a sexta - das 8h às 12h e 13h às 17h
Domingos - 16h às 18h
Salão das Águas (Anexo à Secult)
A Coleção BEĨ de Bancos Indígenas do Brasil tem patrocínio da CBMM.
Uma importante amostra da produção artística dos povos originários brasileiros será ...
Leia maisDa floresta ao museu Filme propõe uma reflexão sobre arte indígena a partir de ...
Leia maisBancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez no Pará e poderão se...
Leia mais2025 BEĨ .:. Todos direitos reservados.