Videogame apresenta a cultura do povo Kaxinawá

23/01/2019

Uma parceria interdisciplinar entre o povo Kaxinawá (também conhecido como Huni Kuin), habitante do Rio Jordão no Acre, e programadores, artistas e antropólogos de São Paulo, permitiu que fosse criado o game Huni Kuin: Yube Baitana (os caminhos da jiboia). Através de cinco fases, cada uma narrando uma história tradicional, é possível fazer uma imersão nos cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais deste povo.

“Um casal de gêmeos kaxinawá foi concebido pela jiboia Yube em sonhos e herdou seus poderes especiais. Um jovem caçador e uma pequena artesã, ao longo do jogo, passarão por uma série de desafios para se tornarem, respectivamente, um curandeiro (mukaya) e uma mestra dos desenhos (kene). Nesta jornada, eles adquirirão habilidades e conhecimentos de seus ancestrais, dos animais, das plantas e dos espíritos; entrarão em comunicação com os seres visíveis e invisíveis da floresta (yuxin), para se tornarem, enfim, seres humanos verdadeiros (Huni Kuin).”

Durante as primeiras oficinas para a criação do jogo surgiu o coletivo de produções audiovisuais indígenas chamado Beya Xinã Bena (Cultura Novo Tempo). Em seu canal no vimeo é possível assistir aos vídeos produzidos pelo grupo com histórias dos Kaxinawá.

O antropólogo Guilherme Pinho Meneses narrou o processo de criação do game neste artigo publicado na revista de antropologia GIS – gesto,imagem e som

É possível baixar o jogo gratuitamente neste link.


Veja também:

Exibição do filme "Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral"

23/02/2024

Da floresta ao museu Filme propõe uma reflexão sobre arte indígena a partir de ...

Leia mais

Mostra Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos chega a Belém com 142 peças de artistas de 40 etnias

23/02/2024

Bancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez no Pará e poderão se...

Leia mais

Exposição Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos em Washington, DC, EUA

13/02/2024

Os Bancos indígenas da Coleção BEĨ estão nos EUA!Expostos pela primeira vez na Améric...

Leia mais

Tags

  • videogame
  • videogame indígena
  • game
  • kaxinawá
  • huni kuin

2024 BEĨ .:. Todos direitos reservados.





Create - Soluções Online