Mostra Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos chega à Goiânia com 258 peças de artistas de 40 etnias

01/02/2024

Os bancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez em Goiás. As 258 peças apresentadas foram esculpidas por artistas de 40 etnias que habitam o Território Indígena do Xingu, a Amazônia brasileira e Santa Catarina. A mostra também apresenta registros – imagens e vídeos, do fotógrafo Rafael Costa. A exposição acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás), de 7 de fevereiro a 26 de maio, na Vila Cultural Cora Coralina, na Rua 3, s/n, no Centro de Goiânia. A abertura da exposição será realizada no dia 6 de fevereiro, a partir das 18h30, e contará com a presença de artistas e representantes das etnias Asurini, Yudjá, Tapirapé, Yny- Karajá e Tapuia. .

Os bancos indígenas estão entre a arte e o artefato, o objeto sagrado e a mercadoria, a tradição e a experimentação, preservando características que revelam a grande sofisticação estética dos povos originários do Brasil. Feitos em madeira, muitas vezes em formato de animais ou geométricos, decorados com grafismos ou coloridos com pigmentos diversos, eles espelham o universo cultural e a cosmologia das etnias que os criam e ajudam a reconstruir toda a variedade, a diversidade e o refinamento das culturas ancestrais brasileiras, que permanecem vivas e em contínua transformação.

Agora, o público goiano terá a oportunidade de compartilhar do deslumbramento estético com a beleza das formas, cores, grafismos e texturas dos bancos indígenas brasileiros que deu origem à Coleção BEĨ. A trajetória da coleção, no entanto, não parou no encantamento, mas seguiu em direção a uma compreensão mais profunda de seus significados. Difundir esse aprendizado é um objetivo da exposição. A Vila Cultural Cora Coralina disponibiliza visitas guiadas para grupos de escolas e faculdades. O agendamento pode ser feito pelo telefone 62 3201-9863 ou pelo e-mail vilacultural.coracoralina@gov.go.br.

SERVIÇO

Exposição Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos

Abertura:

6 de fevereiro de 2024

18h30 às 21h

Vila Cultural Cora Coralina

Rua 3, s/n, Central, Goiânia, GO

Visitação:

7 de fevereiro a 26 de maio de 2024

segunda-feira a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita


Veja também:

Exibição do filme "Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral"

23/02/2024

Da floresta ao museu Filme propõe uma reflexão sobre arte indígena a partir de ...

Leia mais

Mostra Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos chega a Belém com 142 peças de artistas de 40 etnias

23/02/2024

Bancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez no Pará e poderão se...

Leia mais

Exposição Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos em Washington, DC, EUA

13/02/2024

Os Bancos indígenas da Coleção BEĨ estão nos EUA!Expostos pela primeira vez na Améric...

Leia mais

2024 BEĨ .:. Todos direitos reservados.





Create - Soluções Online