Filme Xingu/terra, de Maureen Bisilliat, será exibido no IMS Paulista neste fim de semana

06/03/2020
Cena de Xingu Terra filme de 1979

Dirigido pela fotógrafa Maureen Bisilliat, o documentário retrata o cotidiano da aldeia Mehinaku, no Alto Xingu, mostrando a plantação e a colheita da mandioca, a pesca, a preparação da tinta de urucum, a modelagem da cerâmica doméstica, a divisão de tarefas entre os homens e as mulheres, o trabalho na terra coletivizada, o relacionamento entre pais e filhos, o cerimonial de casamento, o intercâmbio com outras aldeias e a grande celebração da Festa do Yamuricumã.

Durante os anos 1970, Maureen Bisilliat fez uma série de viagens ao Xingu. Em 1979, em coautoria com os irmãos Claudio e Orlando Villas Bôas, lançou o livro Xingu: território tribal, e, em decorrência da publicação, foi curadora da sala especial Xingu terra, instalada na XIII Bienal de São Paulo, mesmo nome do filme, lançado em 1981. Os créditos de abertura da produção anunciam: "Aldeia Mehinaku, Parque Indígena do Xingu – Mato Grosso do Norte – Brasil. O Parque Indígena do Xingu, infelizmente, é uma exceção. Constitui um minúsculo arquipélago de continuidade da vida indígena que escapou à ganância da civilização predatória que o espreita à sua volta. Nosso objetivo foi de testemunhar essa sobrevivência precária, a todo momento ameaçada de um desaparecimento indetível. Este filme é um tributo sincero a um povo digno e sábio, na era em que a ecologia e a tecnologia são as maiores preocupações do homem contemporâneo."

A exibição de Xingu/Terra faz parte da programação relacionada à exposição AGORA OU NUNCA – DEVOLUÇÃO Paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat, em cartaz até 5 de abril de 2020 no Instituto Moreira Salles – unidade Paulista.

 

 

Sessões

08/03 domingo - 18h

10/03 terça-feira - 19h30

 

IMP Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo-SP
CEP 01310-300

(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br

 

Mais informações e ingressos: https://ims.com.br/filme/xingu-terra/

Veja também:

Série Madeiras: Copaíba

20/02/2020

Do gênero Copaifera, esta árvore nativa tem ampla extensão no território nacional, t...

Leia mais

Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea - última semana

11/02/2020

Esta é a última semana em cartaz da exposição "Netos de Makunaimi: encontros de arte ...

Leia mais

Série Madeiras: Sibipiruna

21/01/2020

Esta árvore de copas ornamentais produz pequenas flores amarelas durante a primavera...

Leia mais

Tags

  • Xingu/terra
  • Maureen Bisilliat
  • IMS Paulista
  • Mehinaku

2020 BEĨ .:. Todos direitos reservados.





Create - Soluções Online