Confira o Festival de Cinema Indígena Online da UNESCO

31/07/2019

Para comemorar o Ano Internacional das Línguas Indígenas (2019), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) disponibilizou em seu canal do Youtube o Festival de Cinema Indígena Online, que conta com 92 produções audiovisuais que abordam a diversidade linguística e cultural das populações originárias. Com foco em obras feitas na América Latina e Caribe, a mostra conta com documentários brasileiros sobre os povos Kalapalo e Kawaiwete.

Os filmes discutem temas como o conhecimento indígena sobre o meio ambiente, educação, produção e consumo sustentáveis, preservação do patrimônio cultural e natural e o papel das mulheres indígenas. As obras estão disponíveis com legendas em inglês/espanhol.

Com o festival, a UNESCO quer reiterar que as línguas indígenas e os seus sistemas de pensamento representam uma fonte valiosa de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável, a consolidação da paz e os processos de reconciliação nas sociedades. Esses idiomas, na visão da agência da ONU, trazem informações importantes para os contextos ambientais, educativos, econômicos, sociais e políticos.

Confira o festival completo neste link

Abaixo, destacamos o filme Inuh Kalapalo, que destaca a prática da produção de colares de caramujo entre os moradores da Aldeia de Aiha, da etnia Kalapalo, no Alto Xingu, MT.


Veja também:

Exibição do filme "Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral"

23/02/2024

Da floresta ao museu Filme propõe uma reflexão sobre arte indígena a partir de ...

Leia mais

Mostra Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos chega a Belém com 142 peças de artistas de 40 etnias

23/02/2024

Bancos indígenas da Coleção BEĨ serão expostos pela primeira vez no Pará e poderão se...

Leia mais

Exposição Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos em Washington, DC, EUA

13/02/2024

Os Bancos indígenas da Coleção BEĨ estão nos EUA!Expostos pela primeira vez na Améric...

Leia mais

Tags

  • Ano Internacional das Línguas Indígenas
  • 2019
  • Festival de Cinema Indígena Online
  • UNESCO

2024 BEĨ .:. Todos direitos reservados.





Create - Soluções Online