Bancos indígenas Waujá terão estande na MADE

14/08/2019
Onça de Turuza Waujá

Os Bancos Indígenas Waujá estarão expostos em um estande na MADE (Mercado, Arte, Design), que acontece entre 22 e 25 de agosto no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

 

Os bancos presentes na MADE 2019 são parte de uma produção contemporânea que apresenta um diálogo entre elementos da tradição e a liberdade da criação autoral. Esculpidos sempre a partir de um único tronco de madeira, sem juntas ou emendas, assumem a forma de animais da fauna brasileira e de entidades míticas. São decorados com grafismos tradicionais, pinturas que se referem a animais, num universo de expressões visuais que muitas vezes se revela através de sonhos e transes.

 

A participação na MADE dos artistas Apahu e Turuza, ambos da etnia Waujá e habitantes da aldeia Piyulaga, no Território Indígena do Xingu, MT, conta com o apoio da Coleção BEĨ e da MADE. As peças em exposição serão comercializadas durante a feira.

 

Além de terem obras expostas em feiras e galerias, desde 2018 estes artistas vem participando de exposições como a “Bancos Indígenas do Brasil”, realizada no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera e no Museu de Arte Indígena de Curitiba e a “Benches of the Brazilian Indigenous Peoples: Human Imagination and Wildlife” (Bancos dos povos indígenas brasileiros: imaginação humana e vida na selva) que itinerou pelo Japão no Museu de Arte Teien, em Tóquio, e no Museu de Arte Moderna de Saitama. Ambas exposições foram realizadas pela Coleção BEĨ.

 

ArtistasApahu Waujá

Tsiuya Turuza Waujá

 

Serviço

22 a 25 Agosto de 2019
22 a 23/08: Quinta e Sexta, das 13h às 21h.
24/08: Sábado, das 12h às 21h.
25/08: Domingo, das 12h às 19h (bilheteria até as 18h).

 

Localização

Pavilhão da Bienal

Parque Ibirapuera, portão 3

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n

São Paulo, Brasil

Estacionamento no Parque com Zona Azul.

 

Sobre a MADE

MADE – Mercado, Arte, Design – é uma feira internacional de design colecionável. Uma plataforma para discutir, apreciar e comprar o melhor do design, do vintage ao contemporâneo.

A proposta da MADE é reunir, a cada evento, conteúdo de qualidade por meio de exposições e instalações, renomadas galerias de design e um espaço coletivo que apresenta e dá destaque a designers e estúdios nacionais e internacionais, revelando novos talentos, incentivando novas produções e, consequentemente, a ampliação da cultura do design a milhares de pessoas.

Além de apresentar as recentes produções do design high-end e incentivar os negócios, a plataforma MADE tem como objetivo disseminar a educação e a cultura no setor, por intermédio de uma programação de fóruns sobre design.

https://www.mercadodeartedesign.com/

Veja também:

Documentário produzido por cineasta indígena Takumã Kuikuro é convite à alteridade

09/09/2019

Ete Londres segue a viagem feita pelo cineasta Indígena Takumã Kuikuro em 2015 ao co...

Leia mais

Confira o Festival de Cinema Indígena Online da UNESCO

31/07/2019

Para comemorar o Ano Internacional das Línguas Indígenas (2019), a Organização ...

Leia mais

Tradição e resistência: SP-Arte publica matéria sobre a Coleção BEI

25/07/2019

O novo site da SP-Arte publicou recentemente um artigo sobre a atuação da Coleção BEI...

Leia mais

Tags

  • Bancos indígenas
  • Waujá
  • MADE
  • Mercado de Arte e Design

2019 BEĨ .:. Todos direitos reservados.





Create - Soluções Online