A exposição “Bancos indígenas do Brasil” chega a Primavera do Leste, MT
40 bancos produzidos por povos do Xingu, Sul da Amazônia, Amazônia Oriental, Calha Norte e Noroeste Amazônico, reunindo 29 etnias, além de fotografias de Rafael Costa.
A Coleção BEĨ abre sua próxima exposição na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, dia 25 de maio (quinta-feira), a partir das 19h30, no Salão da Águas (anexo à Secut). A curadoria da mostra, assinada por Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, reuniu 40 bancos de 29 etnias, compondo um recorte representativo da diversidade e sofisticação da produção de bancos indígenas no Brasil. Entre as etnias encontram-se Aweti, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana e outras. A entrada é gratuita.
O acervo da coleção nasceu de um deslumbramento estético com a beleza das formas, cores e grafismos dos bancos indígenas brasileiros. Uma curiosidade sobre a produção das obras é que elas são talhadas a partir de um único tronco de madeira e pintadas com resinas naturais, como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum. O grafismo e formato das peças espelham o universo cultural e a cosmologia de cada etnia que os criou. Os bancos são geométricos ou zoomórficos, refletindo a diversidade da fauna das regiões de que provêm; entre os animais mais representados estão o tamanduá, a anta, a onça e os pássaros.
Serviço:
Período: 25/5 até 30/6/2023
Segunda a sexta - das 8h às 12h e 13h às 17h
Domingos - 16h às 18h
Salão das Águas (Anexo à Secult)
A Coleção BEĨ de Bancos Indígenas do Brasil tem patrocínio da CBMM.
Exposição Itinerante Bancos Indígenas do Brasil: Rituais em ManausConvidamos você a v...
Leia maisUma importante amostra da produção artística dos povos originários brasileiros será ...
Leia maisDa floresta ao museu Filme propõe uma reflexão sobre arte indígena a partir de ...
Leia mais2025 BEĨ .:. Todos direitos reservados.